Vai para a Argentina e quer conhecer uma cidade diferente e ter uma experiência nova? Já pensou em ir para Rosário?
Rosário é a maior cidade da província de Santa Fé, e foi fundada em meados do século XVIII como uma parada na Estrada Real entre Buenos Aires a Córdoba, por sua localização estratégica.
É considerada o berço da bandeira argentina, e onde nasceu personalidades importantes como Lionel Messi e Che Guevara. E embora pouco explorada por turistas, é uma cidade com cerca de 1,2 milhão de habitantes.
Depois deste breve resumo, vou te dar 7 motivos para você incluir Rosário em seu roteiro pela Argentina:
- Embora não seja uma cidade turística, tem muita história e cultura, e conta com diversos museus e galerias. E é a terceira maior cidade da Argentina (apenas perdendo para Buenos Aires e Córdoba);
- Possui mais de 1.700 estabelecimentos gastronômicos entre bares, cafeterias e restaurantes. E inclusive, se você gosta de um bom sorvete, Rosario é conhecida como a Capital Nacional del Helado Artesanal (Capital Nacional do Sorvete Artesanal);
- O custo de vida é mais barato que Buenos Aires, por exemplo, e consequentemente a acomodação também;
- Se você tem interesse em aprender espanhol, em Rosário tem uma escola que junta o melhor dos dois mundos: Preço justo e qualidade excelente! Eu estudei na Spanish in Rosario e amei. Aprendi MUITO!
- Acredite ou não, em Rosário existem praias, e ainda é possível pegar lanchas que em 5 minutos te deixam em diversas ilhas próximas da costa, para aproveitar o dia – E ter a experiência de estar sobre as águas do Rio Paraná, que inclusive é muito bonito;
- É a cidade com maior quantidade de área verde por habitante e isso é visível com a quantidade de praças e áreas verdes na cidade - E a água da pia é potável, o que é ótimo;
- O acesso para outras cidades é muito fácil, e até mesmo é possível ir de trem para Córdoba e Buenos Aires. É uma experiência bem diferente e a passagem é super barata (Paguei ARS 1.700 em maio/23 – Equivalente a R$21,25 na conversão do dia).
Além disso, possuem muitos pontos turísticos importantes como o Monumento a la Bandera e uma vida noturna bem agitada, principalmente no bairro da Pichincha.
Importante dizer que é melhor se hospedar na região do Centro, entre Boulevard Oroño, Avenida Pellegrini e a costa do Rio Paraná, que além de ficar mais perto de tudo, também é a região mais segura. Infelizmente, Rosário tem bastante problema com narcotráfico, o que acaba levando a outros perigos, então é bom evitar qualquer outra parte da cidade. E ainda que esta parte central seja considerada mais segura, é imprescindível estar alerta, e sair à noite somente de carro/Uber/táxi.
De qualquer forma, eu me surpreendi positivamente com a cidade, com as histórias e com tudo o que ela tem para oferecer! Fiz dois Free Tours que foram bem legais e que me deram uma amplitude ainda maior da importância desta cidade tão pouco visitada por turistas.
Fui muito bem recebida, passei ótimos momentos e por isso recomendo uma passada por lá!